Peraí,volto já ;)

RicamatsuDestralha

#destinopositivo #féinabalável #gratidãosempre

Copyright © Destralha | Design by WebSuccessAgency

Mais alívio para a vida!

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O maior presente de Natal que você pode dar é caríssimo, mas você tem


O maior presente de Natal que você pode dar é tão caro que não dá pra botar preço. O mais interessante é que você tem esse presente pra dar. E são vários tipos de presentes que você tem e talvez não saiba, que se você fosse comprar nem todo dinheiro do mundo pagaria. Não, não... não é aquela conversa daquele pessoal que se diz iluminado ou espiritualizado acima de qualquer suspeita. Falo de pessoas comuns. De nós mesmos, do pai, da mãe, do filho, do namorado, da esposa, do amigo e do conhecido. O presente caríssimo é você, é seu tempo, é seu raciocínio. É a sua vontade de se doar dando a quem você quer presentear uma Experiência e não uma Coisa Material.

Esta Experiência pode ser qualquer coisa que você e a outra pessoa façam juntos. Pode ser uma viagem, mas não o bilhete. A viagem é você e seu presenteado vivendo a emoção de ir na montanha russa de um parque pela primeira vez. Seu presente de Experiência pode ser ficar o dia todo com seu pai que você só vê uma vez por ano. Você pode até trazer um belo sapato, mas do que você acha que ele vai gostar mais? Um ingresso para o show de uma banda preferida, talvez. Não porque seja numa área VIP, mas porque você estará lá com a pessoa porque sabia que ela era fã do cantor e queria participar do momento com ela.

Uma festa surpresa, e nem precisa ser uma festa. Uma presença surpresa! Uma simples carta escrita a próprio punho dizendo o quanto a pessoa significa para você. Qualquer criança vai preferir uma história contada por você a uma boneca da moda, ou um brinquedo da propaganda. Nem é preciso ter filhos para saber disso. Você pode dar um produto de marca que aos poucos vai sendo esquecido, ou você pode ser a marca no coração de alguém. Aquela lembrança boa que ninguém tira, não envelhece e muito menos sai de moda. Cinco minutos de conversa inesperada pode ser uma Experiência de presente. Aquela lembrancinha que, de fato, vai servir para alguma coisa: ser lembrada sempre como um momento especial.

Experiências, definitivamente, são melhores que coisas. Você tem muito mais possibilidades de chorar de felicidade e não tem marca genérica, nem pirataria; são todas autênticas. Você pode comparar um iPhome com um Sanguesung, mas não dá pra comparar com um voucher de vocês dois fazendo algo legal juntos.  Como um picnic, por exemplo. Sim, hoje cada vez mais está se tornando difícil estar presente, estar na presença. E é isso que está fazendo a gente ficar cada vez mais sintético e digital. Produtos, tecnologia são coisas muito boas e nos ajudam muito, desde que a gente as use e não que deixe elas nos usarem.

Nem precisa ficar restrito a se doar dessas formas. A gente pode doar solidariedade. Vários projetos estão bombando no mundo para cuidar de causas onde o presente é fazer as pessoas felizes através da participação colaborativa e voluntariado. O PortalSuperação é um deles. O trabalho é fornecer apoio mútuo para as pessoas que lidam o câncer e outros temas delicados, quebrando paradigmas ao criar uma rede múltipla de colaboração que beneficia a todos os envolvidos. Você pode saber mais aqui: http://www.portalsuperacao.org.

Seu tempo, sua experiência, seu conhecimento e a sua presença. É muito mais simples doar-se do que se imagina. Dinheiro, coisas materiais também são importantes e contribuem, porém nada melhor do que agregar isso tudo com o propósito de uma Experiência. Porque isto envolve conhecer o outro e a troca com reciprocidade. Não só de coisas palpáveis; de coisas imateriais e bens memoráveis! E da gratidão sempre.

2 comentários:

Gabriela Besser disse...

Lindo texto!!! Sem dúvidas, o maior presente que podemos dar a qualquer pessoa é o nosso amor! Nossa presença, nossa atenção! Amar ao próximo, afinal, é isso né!
Que nesse Natal e que o ano todo possamos presentear muuuuito!
Gratidão imensa pela menção ao Portal! E é exatamente isso! <3

Rica Matsu disse...

Gratidão eu! Que reverberem as suas palavras, todas as nossas ações!!! :D

Postar um comentário