Peraí,volto já ;)

RicamatsuDestralha

#destinopositivo #féinabalável #gratidãosempre

Copyright © Destralha | Design by WebSuccessAgency

Mais alívio para a vida!

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bonsai ou Sequóia?


Pinçamento de brotos, poda, e aramação de galhos, são técnicas usadas para limitar o crescimento saudável. O Bonsai é isso: plantas que são cultivadas num recipiente para restringir as suas raízes. Em outras palavras, é um processo de impedimento do crescimento de uma árvore. Achava muito interessante essa arte, mas depois de entender como funciona foi uma decepção.

Originada na China antiga, a arte do Bonsai foi difundida muito mais pelos japoneses do que os próprios chineses. Na minha cabeça era uma espécie de árvore miniatura cultivada para permanecer bela ao longo dos anos. Errado! O Bonsai é feito a partir de qualquer planta utilizando dessas técnicas para que ela permaneça pequena, limitada e encruada. Tudo isso garante que ela nunca se desenvolva. Muito triste, não? Podar todas as suas energias vitais para transformá-la em bibelô de decoração.

A capa do livro destralha, que escrevo agora, já estava definida com a imagem de um Bonsai. Acreditava que o minimalismo tinha tudo a ver com isso. Então fui procurar a essência dessa arte e levei um susto quando descobri. Ainda mais para mim, descendente de japoneses e admirador da "arte" milenar.

Imagine só. Nós quando crianças sendo podados o tempo inteiro. Um não aqui, uma super proteção ali. Todos aqueles condicionamentos que nos impuseram e que nos impediram de crescer de forma natural. A restrição de nossos impulsos, a classificação dos nossos frutos e até mesmo a repressão deles. Mas quem nasceu para ser Sequóia não deve ser Bonsailizado! As Sequóias são as árvores mais altas do planeta Terra. Podem atingir cerca de 120 metros de altura e seu tronco 17 metros de diâmetro! 

Depois disso fiz uma reflexão sobre como podemos estar cultivando um Bonsai dentro de nós mesmos. E há muito tempo! Ou ainda, permitindo que sejamos cultivados para serem apenas bibelôs no paisagismo da vida. Que a gente permita o crescimento dos nossos brotos e também a criação de capas mais criativas para os livros de nossas histórias. Não sendo Bonsais, e sim Sequóias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário