Peraí,volto já ;)

RicamatsuDestralha

#destinopositivo #féinabalável #gratidãosempre

Copyright © Destralha | Design by WebSuccessAgency

Mais alívio para a vida!

Tecnologia do Blogger.

sábado, 12 de julho de 2014

TAG é excesso de futuro


Transtorno de Ansiedade Generalizada é um mal cada vez mais comum na vida moderna. Não existe um perfil específico. A ansiedade atinge pessoas de qualquer idade em todas as classes sociais. Basta pesquisar sobre índices de venda de medicamentos. Ansiolíticos e antidepressivos estão no topo da lista. Imagina o porque de tudo isso. Excesso! Ao contrário de uma roupa velha, não podemos simplesmente jogar fora. É um acúmulo bem curioso pois não se encontra nem neste tempo! Ansiedade é excesso de futuro.

Espera aí, como assim? Preocupações excessivas, tensões geradas por sensações de insegurança, medo, perigos diversos, cobranças da família, sociedade, trabalho, toda essa tralha se transforma em um padrão de pensamento acelerado que faz seu cérebro ficar a mil por hora. Desregula todo o organismo, afeta a concentração, relacionamentos, faz você sentir fome demasiada, cansaço extremo, esgotamento físico e mental, enfim. Todo o azar de coisas ruins.

Pode não estar explícito nem prescrito na receita do médico, mas o melhor medicamento é o minimalismo. Acho até que seria bem legal ter um "CID. Minimalismo". O minimalismo é o freio das bolas de neve! A começar pela redução de coisas materiais subutilizadas que diminuem as preocupações em cuidar, limpar, administrar e fazer manutenção. Quando temos ansiedade temos a impressão clara de que precisamos de mais espaço, oxigênio para respirar.

Se destralhar essas coisas palpáveis já dá uma sensação de alívio, já pensou no quanto a gente pode ficar bem ao reduzir todas aquelas preocupações e cobranças? O mais engraçado é que o motivo dessas preocupações simplesmente não existem! São meras especulações do que poderia acontecer. É como se abandonássemos nosso corpo e estivéssemos com o eu em outra dimensão. Coisa boa isso não pode dar não é mesmo?

Então mãos a obra! Terapia, medicamentos (que seja), atividades físicas, companhia de pessoas, meditação. Faça tudo para se manter no presente, no aqui agora. Não encare como algo que vai passar com o tempo. Isso é expectativa, um dos combustíveis da ansiedade. A própria expressão "Vai passar..." é uma possibilidade futura. Para que se preocupar com o futuro se ele ainda nem existe? Seu momento é agora, e o futuro ao presente pertence.


"O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sabia e seriamente o presente."



Nenhum comentário:

Postar um comentário